Viver & Andar

movimentar-se faz parte

Águas de março 31/03/2011

Filed under: caminhar,dicas — caminheira @ 2:22 pm

Pois é, chuva nem sempre é a sua melhor aliada quando se está caminhando nas ruas do seu bairro. O treino de ontem babou por conta disso.

Pensando  nisso, comecei a fuçar na rede para ver se encontrava algum artigo que explicasse oq fazer qndo isso acontece. Achei um artigo nesse site, que abrange tipos de caminhadas diferentes, como em calor extremo ou frio extremo. Como no meu caso foi a chuva, segue o trecho que ele fala sobre isso. (no link vcs podem encontrar as outras dicas)

Boa Caminhada!

 

Perigos climáticos a evitar quando caminhar

 

Os perigos do clima que devem ser evitados quando da caminhada incluem chuva, neve, gelo, raios, granizo, ventos fortes, neblina e outras condições adversas. Altas altitudes e escuridão também podem restringir sua caminha ao ar livre. Com um pouquinho de inventividade, contudo, você pode caminhar com esses perigos.

Em dias quentes (temperaturas acima dos 21º C), a chuva não deve ser um problema, contanto que você mantenha os pés secos (o que ajuda a prevenir bolhas e infecções). Em dias chuvosos, quando a temperatura cai abaixo dos 21º C, um casaco leve para chuva fornece proteção suficiente.

Os melhores materias são à prova d’água, mas respiráveis – isto é, eles não deixam a água entrar, mas deixam sair o vapor d’água da transpiração. Se você não quer molhar seu cableo, também pode usar um chapéu ou um guarda-chuva.

Algumas pessoas adoram caminhar na neve. Para lidar com a neve, siga as orientações de Os perigos de caminhar no frio. Certifique-se, porém, de usar calçados apropriados para não escorregar. Sua passada vai ser lenta, mas tudo bem. Se a neve for funda, você estará se exercitando mais duro do que estaria com uma passada mais rápida numa rua limpa e plana. Se você duvida disso, cheque seu pulso.

Chuva de granizo também é um problema. Se o granizo for grande, procure um abrigo imediatamente. Se for pequeno, seja seu próprio juiz. Na maioria das vezes, a chuva de granizo vem sem aviso. Assim que você ouvir um trovão ou vir qualquer raio, vá para um ambiente fechado. Caminhar ao ar livre durante uma tempestade é perigoso.

Se você está caminhando com vento forte, é melhor diminuir o passo. Caminhar contra o vento é como caminhar na neve funda. Ele exige trabalho extra, por isso você obterá os mesmos benefícios que teria com uma caminhada rápida em circunstâncias normais.

Altas altitudes oferecem uma fonte especial de problemas. A 1.500 metros acima do nível do mar, o ar tem menos oxigênio do que em baixas altitudes. Então, há menos oxigênio para seu corpo respirar. Como resultado, seu coração faz um trabalho extra. Para cada 762 metros que você subir, procure ajustar-se ao declínio da concentração de oxigênio por pelo menos uma semana.

Uma maneira de ajustar-se à falta de oxigênio é cortar a passada ou a duração do seu programa em 50% no começo. Se você perceber que está com a respiração curta, diminua até mais.

Quando há neblina no trajeto da sua caminhada, não use branco, cinza ou outras roupas de cores claras. Motoristas não conseguirão ver você. Roupas vermelho vivo ou laranja são a melhor opção.

 

Deixe um comentário